LIBERDADE

Imagem de Carlos Pojo Rego

Impressionante como várias pessoas tem medo da liberdade, hoje percebo muito bem isso, mas foi a muitos anos, que pela primeira vez percebi esse medo, foi no filme Easy Ride, aliás, um filme sobre a liberdade. Em um diálogo no filme entre os três principais protagonistas: Billy (Dennis Hopper), Billy (Dennis Hopper) é finalizado por George Hanson (Jack Nicholson), com esta pérola: 

“É verdade, é legal (a liberdade) mesmo… Mas falar dela e vivê-la são duas coisas diferentes. É difícil ser livre quando se é comprado e vendido no mercado. Mas nunca diga a alguém que ele não é livre… Porque ele vai tratar de matar e aleijar para provar que é. Eles falam sem parar de liberdade individual… Mas, quando veem um indivíduo livre, ficam com medo.”

Ser livre não é uma tarefa fácil, com tantas responsabilidades e dependências tanto financeiras quanto psicológicas essa tarefa torna-se cada dia mais difícil para todos, neste mundo consumista e de busca insistente de galgar status que fica cada vez mais alto. 

Mas a liberdade está ligada à livre escolha dos teus ideais de vida. Devemos então viver e deixar os outros viver. Por isso esta frase; “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”, apesar de nós sempre ouvimos que esta frase era de Voltaire, na realidade foi escrita pela sua biógrafa, a escritora inglesa Evelyn Beatrice Hall, é a frase icônica, que simboliza o direito de livre expressão.  

Nessa luta tão desigual, hoje em dia, entre o opressor e o oprimido, o maior perdedor é a liberdade, pois, na nossa sociedade, governada pelos interesses de grupos e das classes dominantes, temos de buscar uma solução pela “educação como prática da liberdade” A verdadeira liberdade do indivíduo, tem que ter como seu gestor o próprio indivíduo e a necessidade de descobrir-se e conquistar-se como sujeito de seu próprio destino.

Qualquer forma de convencimento é uma forma de opressão.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s