MINHA SEGUNDA CIDADE NATAL

Imagem de Carlos Pojo Rego

A Lousã é uma vila portuguesa do Distrito de Coimbra, fundada em 1151, na região centro norte de Portugal (Região das Beiras), e com cerca de 10 163 habitantes (2011) e uma área de 138,40 km 2. Fica distante 158 km da cidade do Porto, 29 km de Coimbra e 210 km da capital de Portugal,  Lisboa.

Na Serra da Lousã alberga 12 das 27 Aldeias do Xisto da Região Centro de Portugal são elas Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal Novo, Chiqueiro, Ferraria de São João, Pena, Casal de São Simão,  Cerdeira, Comareira, Gondramaz e Talasnal. Estas aldeias, que são lindas e apinhadas nas encostas da serra, atualmente com poucos habitantes, e algumas delas já inabitadas, vão-se animando com o turismo que as procuram como refúgio. Também a cidade onde é o fabrico do conhecido Licor Beirão, cujo fundador, José Carranca Redondo é da família do meu avô. 

Terra da minha descendência portuguesa, meu avô, Francisco do Rego Carranca, nasceu em Lousã e veio para o Brasil no começo do século vinte, para trabalhar na construção de uma estrada de ferro no interior paulista. Meu avô foi homenageado, com seu nome, em uma rua na cidade de Bauru, São Paulo. 

Uma coincidência, pois, em Pirenópolis, no Goiás, mora um neto da irmã do meu avô Chico, que vim a conhecer pessoalmente, meu primo de terceiro grau, depois dele ser “amigo” no Facebook do meu irmão, que lhe disse que tinha um irmão a morar na mesma cidade, eu.

Tenho um sonho, de morar um dia por lá, na região de Lousã e se possível numa das aldeias do Xisto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s