
Imagem Carlos Pojo Rego do Andante e Digital
De acordo com o filósofo Michael J. Sandel, as democracias liberais estão em risco. O princípio da meritocracia, um de seus pilares básicos, é o responsável por esse cenário, como podes perceber ao ler esse magnífico livro “Meritocracia – A tirania do método: o que aconteceu com o bem comum?”. Que o Andante leu em novembro.
A nossa sociedade que vive em constante competição, de uma maneira muito injusta, separa o mundo entre a arrogância dos “ganhadores” e culpabiliza os “perdedores”. O resultado concreto é uma sociedade com uma desigualdade social que vem a aumentar nos últimos anos, e “gera uma onda coletiva de raiva, frustração, populismo, polarização e descrença em relação aos governos e aos cidadãos”. A resposta se manifesta, no aumento da xenofobia e no crescente apoio público de figuras autocráticas que testam os limites das normas democráticas, como nas eleições de Trump, nos Estados Unidos (2016), e de Bolsonaro, no Brasil (2018).
Sandel nesse livro, propõe uma ética diferente e dignificadora, o sucesso deve ser em prol da coletividade, guiado pela humildade e pela compreensão do papel do acaso na vida humana. Somente assim a criação real das oportunidades poderá ser, a melhor direção para as democracias e para o bem comum.