meritocracia: a tirania do método

Imagem Carlos Pojo Rego do Andante e Digital

De acordo com o filósofo Michael J. Sandel, as democracias liberais estão em risco. O princípio da meritocracia, um de seus pilares básicos, é o responsável por esse cenário, como podes perceber ao ler esse magnífico livro “Meritocracia – A tirania do método: o que aconteceu com o bem comum?”. Que o Andante leu em novembro.

A nossa sociedade que vive em constante competição, de uma maneira muito injusta, separa o mundo entre a arrogância dos “ganhadores” e culpabiliza os “perdedores”. O resultado concreto é uma sociedade com uma desigualdade social que vem a aumentar nos últimos anos, e “gera uma onda coletiva de raiva, frustração, populismo, polarização e descrença em relação aos governos e aos cidadãos”. A resposta se manifesta, no aumento da xenofobia e no crescente apoio público de figuras autocráticas que testam os limites das normas democráticas, como nas eleições de Trump, nos Estados Unidos (2016), e de Bolsonaro, no Brasil (2018). 

Sandel nesse livro, propõe uma ética diferente e dignificadora, o sucesso deve ser em prol da coletividade, guiado pela humildade e pela compreensão do papel do acaso na vida humana. Somente assim a criação real das oportunidades poderá ser, a melhor direção para as democracias e para o bem comum.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s