PUDIM DE LEITE

Imagem de Mar Larracas da Pexels

O pudim de leite ou marfim (por conta da sua cor), com sua consistência cremosa e doce, surgiu no século XVI dentro dos conventos portugueses. E foi trazido pelos colonizadores portugueses ao Brasil, pegamos o gosto pelo doce bem rápido. Nessa época o pudim era feito de leite, não de leite condensado, criado em 1828. Ele era preparado com ovos, farinha, açúcar, leite e favas de baunilha. A receita abaixo, também não tem leite condensado.

Ingredientes:
240 gramas (1 xícara) de açúcar,
80 mililitros (1/3 de xícara) de água fervente,
1000 mililitros (1 litro) de leite tipo B,
6 ovos (peneires os ovos para tirar o cheiro forte), 

Modo de Preparo do caramelo:
Você vai precisar de uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio – ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.
Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo. Vá mexendo com uma espátula, até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado.
Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Em seguida, misture com a espátula, até formar uma calda lisa.
Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato ou luva térmica, segure e gire a forma para caramelizar também a lateral. Reserve e prepare a mistura do pudim.

Modo de preparo do pudim:
Misture todos os ingredientes numa vasilha.
Coloque em uma forma caramelizada e leve ao forno alto, preaquecido em banho-maria até que espetando um palito o mesmo saia limpo (isso vai variar de forno para forno, o meu ficou 1 hora no forno).
A água do banho-maria já deve estar quente, assim o cozimento será mais rápido.
Deixe esfriar completamente para desenformar.
Se fizer um dia antes de servir, fica muito mais gostoso e parecido com o pudim de leite condensado!

Retire o pudim do forno e deixe amornar antes de levar para a geladeira. Deixe gelar por pelo menos 3 horas antes de desenformar (se preferir, prepare o pudim no dia anterior) .

Para desenformar, passe a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda. Cubra a forma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe toda a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.

Tempo de preparo:​
120 minutos.

Porções:
12 porções

Equipamentos e utensílios para o preparo: 
Uma panela (caçarola) de um litro, uma colher cozinha, um boca do fogão, uma geladeira (frigorífico), panos de cera (cobrir a tigela),  uma tigela de vidro.

Utensílios para servir:
O molho é utilizado para fazer outros pratos

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s