MEDIDAS CASEIRAS

Imagem de Jing por Pixabay 

Uma das coisas que menos gosto quanto vou fazer uma receita é a maneira que descrevem de maneiras tão diversas as quantidades utilizadas. Grama, litros, unidade, maço, pacote, lata, etc. Para evitar isso todas as receitas que sugiro e as faço para testar, estarão em gramas, com o seu equivalente em unidades (ovo), gramas e mililitros e entre parênteses o equivalente as “minhas” medidas caseiras. Estas medidas são bem fáceis de achar e certamente as tens na tua cozinha, são: uma chávena (xícara), com 240 mililitros ou gramas, colher de sopa, com 10 gramas ou mililitros e colher de chá com 5 gramas ou mililitros. Trata-se de uma média destes pesos ou medidas, mas ao testar as receitas eu coloco a real medidas e pesos conforme o peso específico dos ingrediente que utilizo nas “minhas” medidas caseiras.

Algumas folhagens são vendidas a quilo e outras, por pés (alface, couve-flor) ou maço (cebolinha, rúcula, agrião, etc.). Eu peso e coloco na receita em gramas e entre parênteses a porcentagem do maço ou pé. Um maço de cebolinha pesa 150 gramas se utilizo, 1/10 do maço, será 15 gramas.

Claro, que podes utilizar das medidas profissionais, mas dentro da filosofia, “menos é mais”, acho que vale a pena utilizar-se das chávenas (xícaras) e colheres caseiras, que todas as morada (casa) as têm.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s