pão com fermento natural

Imagem de fancycrave1 por Pixabay.

O pão foi criado há cerca de 12 mil anos atrás, na Mesopotâmia, hoje Iraque, na mesma época em que o trigo começou a ser cultivado naquelas terras.

Fazer pão com massa lêveda (fermento natural)* não é difícil. Tu tens que separar um bom tempo para faze-lo, mas o resultado vai valer cada minutos gasto. Se tu seguires direito a receita abaixo, o teu pão já sai bom na primeira vez, mas a perfeição vem com o tempo e dedicação.

Ingredientes:
200 gramas (1 chávena)** de levain
300 mililitros (1 e 1/4 de chávena)** de água
500 gramas (2 chávena)** de farinha de trigo de preferência orgânica
5 gramas (1 colher de chá)** de sal
(**) Veja na postagem como são estas medidas: clique aqui > Medidas caseira.

Modo de Preparo:

Ponha a massa lêveda (fermento natural)* ou levain numa tigela de inox, dilua com a água, junte a farinha e o sal, e misture. Mexa primeiro com uma colher, depois com as mãos para fazer a massa.

Faça uma bola (bem grudenta), tampe a vasilha e deixe 1/2 hora. Dobre a massa, levando as bordas para o centro. Repita várias vezes. Tampe, deixe descansar 1/2 hora. Repita o ritual mais duas vezes.

Transfira a massa para um cesto forrado com um pano limpo e enfarinhado. Tampe a massa com o pano e deixe crescer em lugar abrigado por duas horas.

Ligue o forno a 250°C e ponha a panela vazia e tampada para esquentar por 25 minutos. Tire a panela do forno, abra, espalhe bastante farinha pelo fundo. Ponha o pão na panela, com cuidado para ele não ‘despencar’. Faça cortes na superfície do pão faca afiada. Cortes têm a função de liberar o vapor e o gás do crescimento da massa no forno. Devem ter uns 5 mm. Tampe a panela com o pão e asse por 25 minutos com a tampa (ele deve estar levemente dourado, como a foto acima).

Tire a tampa e asse até dourar, mais uns 20 minutos. Tire a caçarola (panela)* do forno, tire o pão da panela e ponha-o para esfriar numa grade ou sobre o fogão, deixando o ar circular por baixo. Espere esfriar antes de cortar. Use faca serrilhada para cortar pão.

Lave tudo inclusive o fogão quando acabar de o pão, seque e guarde no mesmo local sempre. Lembre dos 5 “S” (Seisu).

Tempo de preparo:
3 horas (podes fazer o pão durante o trabalho e na hora do almoço ou jantar coloque no forno).
8 horas para coalhar e uma hora de geladeira.

Porções:
12 fatias com porções de 47 gramas.

Equipamentos e utensílios para o preparo:
Um recipiente de inox, uma caçarola de ferro com tampa para usar no forno, uma faca.

Utensílios para servir:
Um cesto de palha e um pano para cobrir.

(*) Busco sempre escrevo com o falar de Portugal com a tradução para o português do Brasil, em itálico e entre parênteses. Como tenho a dupla nacionalidade (brasileiro e português), mas como vivi a minha vida, até agora no Brasil, busco aprender esse falar tão bonito das terras além mar de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s