Coalhada

Imagem de Aline Ponce por Pixabay

A coalhada é um prato bastante antigo e bastante conhecido no Brasil. A coalhada surgiu 9.000 anos a.C. na Mesopotâmia, atualmente, corresponde aos territórios do Iraque, Irã e Jordânia, no Oriente Médio. É fruto de um preparo quase acidental, da fermentação do leite. Esse manejo já era reproduzido, provavelmente, 9.000 a.C. na Mesopotâmia, onde a criação de cabras e ovelhas fornecia leite como fonte de proteína. É uma receita muito fácil de preparar. esta é uma receita com várias porções, assim basta faze-la uma vez por semana e terá coalhada todos os dias.

Ingrediente:
1000 (4 chávenas)** mililitros de leite tipo B,
170 (1/2 chávena)** gramas de iogurte natural***.
(**) Veja na postagem como são estas medidas: clique aqui > Medidas caseira.
(***) ISCA – Na primeira vez que fizeres a coalhada podes utilizar um iogurte industrializado, depois basta guardar um copo dela, a isca, e misturar ao leite, a repetir o processo.

Modo de Preparo:
Colocar o leite numa caçarola (panela)* e levar ao lume (fogo)* até ferver. Retirar do fogo e deixar amornar até atingir a temperatura de 47°C, separar meia chávena (xícara)*. Diluir o iogurte no leite morno separado e juntar ao restante. Mexer rapidamente. Nos próximos, não precisas mais comprar o iogurte industrializado, basta guardar uma “isca”, ou seja, um pouco da coalhada pronta, meia chávena (xícara)* e colocar novamente no leite.

Colocar em uma tigela de vidro, tampar com um pano de cera reutilizado, não use filmes de plásticos transparentes, a natureza agradece. Envolver com pano grosso para reter o calor. Deixar repousar por 8 horas sem mexer. Após coalhar, levar à geladeira por algumas horas antes de degustar. Fica ainda melhor ao acrescentar frutas ou granola.

Tu poderás fazer também, a coalhada seca, para isso tu deves mexer até ficar homogênea e temperar, com alho, sal e azeite, comer com pão sírio fica ótimo.

Lave tudo inclusive o fogão quando acabar de fazer a coalhada e servir, seque e guarde no mesmo local sempre. Lembre dos 5 “S” (Seisu).

Tempo de preparo:
10 minutos.
8 horas para coalhar e uma hora de geladeira.

Porções:
8 porções de 125 mililitros.

Equipamentos e utensílios para o preparo:
Uma caçarola (panela)* de um litro, uma colher cozinha, um boca do fogão, um frigorífico (geladeira)*, panos de cera (cobrir a tigela), panos para manter a temperatura, uma tigela de vidro.

Utensílios para servir:
Um jogo americano, um vaso com uma flor natural, uma colher de sopa e uma tigela pequena (bowl) e bom apetite.

(*) Busco sempre escrevo com o falar de Portugal com a tradução para o português do Brasil, em itálico e entre parênteses. Como tenho a dupla nacionalidade (brasileiro e português), mas como vivi a minha vida, até agora no Brasil, busco aprender esse falar tão bonito das terras além mar de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s