MOUSSE DE CHOCOLATE

Imagem de Delphine Hourlay de Pexels

Uma receita da clássica sobremesa francesa, fácil e deliciosa. Mas sempre tem de ter bolhas, muitas bolhas, sabor intenso de chocolate, cremosidade e textura aveludada. São apenas quatro ingredientes, e pouco menos de 20 minutos antes de ir para a geladeira. Faz me lembrar sempre os bons anos que estive a morar em França, na linda cidade de Saint Tropez na Cote d’azur.

Ingredientes:
250 gramas (1 xícara) de chocolate 70% picado,
6 ovos (unidades),
80 gramas (8 colheres de sopa) de açúcar refinado,
50 gramas (5 colheres de sopa) de manteiga sem sal.

Modo de preparo:
1. Separe as claras das gemas,
2. Aqueça o chocolate e a manteiga em uma tigela sobre uma panela com água em fogo médio (o fundo da tigela não deve tocar na água). Mexa ocasionalmente, até que o chocolate e a manteiga derretam e estejam bem misturados, cerca de 5 minutos. Reserve;
3. Numa tigela bata com o fouet (batedor manual de ovos), bata as gemas e 1/4 xícara de açúcar. Bata até obter um creme claro e fofo, Reserve.
4. Em outra tigela, bata as claras com um batedor de clara manual, fouet em francês,, até começar a espumar, adicione o restante do açúcar e bata até formar picos médios duros.
5. Usando uma espátula grande, misture delicadamente o creme de gema e açúcar com o chocolate derretido, até que não haja mais partes brancas visíveis.
6. Adicione as claras em neve ao chocolate em três etapas. Incorpore 1/3 das claras por vez ao creme. Começando no centro da mistura e avançando em direção às bordas da tigela, dobre delicadamente as claras em neve na mistura de chocolate. Certifique-se de raspar do fundo, até que não haja mais partes brancas; isso vai incorporar as claras sem esvaziá-las;
7. Divida a mousse entre ramequins, ou coloque em uma tigela grande onde irá servi-la.
8. Cubra com pano com cera de abelha (fuja dos filmes plásticos) e leve à geladeira por pelo menos 2 horas para firmar (ou por até 2 dias). Decore com chantilly, raspas de chocolate ou frutas vermelhas da sua preferência.

Tempo de preparo:​
20 minutos, e depois da 4 horas de geladeira (frigorifico) só degustá-la.

Porções:
6 porções

Equipamentos e utensílios para o preparo:
Uma tigela e uma panela (caçarola) para derreter o chocolate em banho maria, duas tigelas (para as claras e para as gemas), um fogão,

Utensílios para servir:
6 ramequins, colher de sobremesa, jogo americano.

 

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s