5 “S”

Eu procuro utilizar a “Filosofia 5S” no meu dia a dia. Um método japonês de administração empresarial desenvolvido nos anos 50 e 60. “5S” faz referência às iniciais de 5 palavras japonesas: 1. SEIRI (Utilização), 2. SEITON (Arrumação), 3. SEISO (Limpeza), 4. SEIKETSU (Disciplina) e 5. SHITSUKE (saúde e higiene).

A “Filosofia 5S”, também chamada de “5 Sensos”, foi baseada nos princípios do Bushido, um código de princípios morais utilizado pelos antigos samurais, que pouco a pouco foram passados de geração para geração e incorporados à cultura japonesa e que se resume em disciplina, harmonia e cooperação.

1. SEIRI = Utilização
Baseia-se no “senso de utilização”, ou seja, remover itens desnecessários e descartá-los adequadamente. Ao separar o que é realmente necessário daquilo que é supérfluo, conseguimos evitar o desperdício, além de deixar o ambiente mais “clean” e liberar espaço para coisas novas.

2. SEITON = Arrumação
Baseia-se no “senso de organização”, ou seja, deixar tudo em ordem para evitar o desperdício de tempo. Quando cada coisa está em seu devido lugar, permite que as tarefas sejam cumpridas com maior pontualidade além de aumentar a produtividade do indivíduo.

3. SEISO = Limpeza
Baseia-se no “senso de limpeza”, ou seja, manter o ambiente da morada (casa) organizado e limpo, assim como também os utensílios utilizadas. Desta forma, local em que tu vives e trabalha torna-se mais seguro, organizado e prazeroso. E isso ajuda a aumentar o prazer, a criatividade e a produtividade.

4. SEIKETSU = Saúde e Higiene
Baseia-se no “senso de saúde e higiene”, ou seja, cabe a cada pessoa fazer sua parte, cuidando de sua saúde e higiene pessoal e assim, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Com isso, o ambiente da tua morada (casa) e do teu trabalho torna-se mais sadio, produtivo e harmônico.

5. SHITSUKE = Disciplina
Baseia-se no “senso de disciplina”. Engloba uma série de características pessoais como a busca pelo autodesenvolvimento, a ética, o respeito pelas normas, a educação, a paciência, a responsabilidade e o comprometimento em realizar todas as tarefas determinadas.

Fonte: Texto e imagem do Japão em Foco.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s