BEM-ESTAR: HIGIENE, SAÚDE E ESPORTE

Bem-estar (1) é o meu primeiro grupo de atividades, eles estão em ordem alfabetica. Tem 3 sub-grupos, higiene (1.1), saúde (1.2) e esporte (1.3).

Todas as 6 atividades tem foco voltado para a simplicidade, o baixo custo e por último mas não menos importante, a sustentabilidade, com produtos orgânicos, preferencialmente vegetarianos e que geram o mínimo de poluição para o nosso desgastado planeta. 

Na higiene pessoal, uso somente produtos sólidos, sem embalagem de plástico. Hoje podemos comprar, sabonetes, shampoos, condicionadores, desodorantes e pasta de dentes todos sólidos. Os preços ainda estão altos, mas acredito que devem abaixar conforme aumente a demanda.

Na higiene doméstica, sabão de coco em barra, para louças e peças íntimas de vestir (cuecas e calcinhas), estas últimas lavo sempre no chuveiro quando vou tomar banho. Para as outras peças do guarda roupa, uso as lavandarias automáticas.   A outra opção e ter uma máquina de lavar em casa, fica mais barato, mas não podemos esquecer da desvalorização dela e seu custo de manutenção, principalmente se tiver alguns anos de uso.

Saúde (1.2), a atividade mais complicada para planejar. Com o nosso sistema nacional de saúde, temos, para os que acreditam, pedir a Deus para termos muita saúde.

Ideal é um plano de saúde honesto, cada vez mais difícil. Tem alguns planos que têm as consultas com um valor menor do que os valores cobrados pelos médicos particulares e hospitalizacao pelo SUS.

O esporte (1.3), mesmo, como prática não competitiva, está ligado à saúde, mas vou colocá-lo como um outro subgrupo, pelas suas especificidades. Para mim, andar mais acelerado, pelo menos 1 hora por dia ou correr é o básico. Se você gosta de natureza as trilhas (trekking) e os acampamentos são perfeitos. Eu adoro andar de bicicleta (cicloturismo) e principalmente velejar, mas isso já vai exigir um investimento maior.

O Bem-estar é uma atividade, que sem dúvida está ligada a outros grupos de atividades, fica até fácil reconhecer, que comer (4), com qualidade, tem muito haver com a nossa saúde.

Fontes e imagens: Carlos Pojo Rego, Pexels.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s