A PSICOLOGIA DA OBEDIÊNCIA E A VIRTUDE DA DESOBEDIÊNCIA

Foto de Rachel Claire no Pexels

“A única obrigação que tenho o direito de assumir é fazer, a qualquer momento, o que acho certo. ” Henry David Thoreau coloca muito bem, no seu livro Desobediência Civil (Amazon – R$ 16,90), escrito em 1849, logo depois de ser preso por não pagar seus impostos, por que eles financiavam a guerra com o México.

Na esfera privada, é normal que as pessoas usem sua consciência para avaliar a moralidade de uma ação, mas quando se trata da esfera governamental, obediência inquestionável, com muito pouca atenção quanto ao que está certo ou errado na ação.

A psicologia da obediência presta especial atenção ao motivo pelo qual as pessoas obedecem àquelas que estão no poder, mesmo que isso signifique realizar ações que, em qualquer outra situação, possam até considerar imorais. E o fato que a desobediência age como uma contra-força ao surgimento de um governo opressivo.

Os seres humanos têm forte tendência a obedecer àqueles em posições de poder. Sigmund Freud reconheceu a afirmação de que nunca devemos “subestimar o poder da necessidade de obedecer”. Como a maioria de nossas características definidoras, essa necessidade de obedecer, é em parte instintiva.

A maioria das pessoas é cúmplice de tirania devido ao medo. Embora isso seja verdade, o medo sozinho não pode explicar o fato de que muitas pessoas não reconhecem  a injustiça de seu próprio governo, mesmo quando estão vivendo sob tirania. 

Não é de surpreender, portanto, que tantas pessoas obedeçam inquestionavelmente aos comandos do governo, por mais opressivos ou tirânicos que se tornem, quando se consideram os vieses cognitivos e as tendências evoluídas do homem. 

Fontes e Imagens: Pensar contemporâneo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s