Fundamental entender que a histórias das sociedades, em todos os tempos, estão cheias de doutrinas.  Assim, não é possível conhecer uma sociedade do passado sem passar pelas doutrinas que a nortearam. Por isso que as aulas de História devem ensinar as diversas doutrinas que existem no mundo, com seus inúmeros sistemas de pensamento e formas de entender a realidade.

Faz parte do currículo escolar de História explicar aos alunos o que são “doutrinas”. Uma doutrina, a sociedade está cheio delas, consiste em um “conjunto coerente de ideias de um sistema filosófico, político, religioso ou econômico a serem transmitidas ou ensinadas” (conforme os dicionários da Língua Portuguesa). Cada doutrina, com o seu corpo de ideias, tem uma interpretação das coisas, seja no âmbito político, religioso, econômico entre outros. 

Aqueles que acusam os professores de história de doutrinação continuam acreditando, como alguns historiadores do século XIX, que é possível escrever a história como “ela realmente aconteceu”. Em outras palavras, acreditam que existe uma forma de ir ao passado e produzir sobre ele uma narrativa que seja puramente descritiva, sem qualquer tipo de mediação, sem qualquer interferência de natureza política ou ideológica, quase como um computador.

Isso simplesmente não existe. Hoje a “nova história” foi corrigir um enorme erro nas narrativas que eram ensinadas aos alunos e alunas no passado. Ela trouxe diálogo e múltiplos olhares para sala de aula, tornando o ensino de história muito mais interessante e próximo da realidade dos alunos. E, não há nada de doutrinação nisso.      

Fontes e Imagens: Café  história

PROFESSORE(A)S DE HISTÓRIA SÃO DOUTRINADORES?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s