O LIVRO DO MÊS: AS PALAVRAS ANDANTES

Foto de Carlos Pojo Rego

Neste mês de setembro vou ler Eduardo Galeano, escritor uruguaio (1940 – 2015), “Às Palavras Andantes” (Amazon – R $40,00), que estou me deliciando lendo e vendo as gravuras do seu parceiro neste livro José Francisco Borges,  cordelista brasileiro.

Para comprar as palavras andantes fiz questão de ser analógico. Peguei um trem em São Leopoldo, desci no velho e lindo prédio do Mercado Público de Porto Alegre, e parti na caça para comprar meu livro num daqueles velhos sebos do centro de POA. Uma coisa que a internet ainda não tem é cheiro, e queria sentir aquele cheiro de livro. Estava saltitante, por dentro, como um menino numa loja de doces, e por fora fingindo uma calma acadêmica. Um velho senhor atrás de um velho computador me atendeu, e eu pedi o livro. Não tinha, mas me deu aquela dica de cúmplices da cultura, “aqui bem na frente tem uma livraria da editora que publicou ele” dê um passada lá e pode ser que tenha um exemplar antigo”, lá fui eu.   E voilá, comprei minhas palavras andantes novinhas em folha na livraria Isasul no Centro Histórico da minha cidade natal. Devorei e adorei as quase setenta páginas que li no trem no meu caminho de volta para casa.

Matei a saudade de voltar a conviver com nossos cinco sentidos; o olfato, com aquele cheiro de livro velho, o paladar, com um cafézinho, a visão, com as estantes abarrotadas de livros e com o velho atendente, a audição, com a fala do atendente e o tato, com o pegar e folhear as palavras andantes. Amei!

Fontes e Imagens: Carlos Pojo Rego

Eduardo Galeano, escritor, uruguaio, José Francisco Borges, gravuras, analógico, livreira, sebo, Porto Alegre, POA, As Palavras Andantes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s