
A Dinamarca, classificada como o segundo país mais feliz do mundo. Os dinamarqueses acreditam em amor, amizade e riso, são muitos compassivos, a empatia e sentimentos de afeição um pelo outro são valores fundamentais para a Dinamarca ser um lugar próspero de paz.
Lá foi criada uma estratégia para sustentar uma cultura de amor e cuidado genuíno de um pelo outro. Eles incorporaram a empatia como um valor no currículo nacional, criando meios incríveis e criativos para ensinar às crianças o que significa entender e compartilhar sentimentos. As crianças também são ensinadas a lidar com vários estados emocionais, desenvolvendo a capacidade de identificar sentimentos que normalmente não entenderiam.
Foi criado o Kit de Treinamento Afetivo Cognitivo (CAT), que é um programa com ferramentas e materiais visuais, interativos e personalizáveis que permitem que as crianças se comuniquem efetivamente entre si e com os adultos.
Cuidar de crianças com empatia contribui para tornarem-se adultos bem-sucedidos, mentalmente estáveis e emocionalmente capazes. Elas aprendem a ser sensíveis aos sentimentos dos outros e a interagir com confiança na sociedade. Outros sistemas educacionais ao redor do mundo podem incorporar esses métodos dinamarqueses e também criar novos meios para ensinar as crianças a serem perspicazes e generosas entre si.
Fontes e Imagens: Pensar Contemporâneo, Pexels