TECNOFEUDALISMO: O DOMÍNIO DAS MEGAS-PLATAFORMAS

Tecnofeudalismo, termo criado por Cédric Duran, economista francês e professor na Sorbonne, é um especialista na organização da economia mundial e da dinâmica do capitalismo: empresas multinacionais, deslocalizações, globalização, cadeias mundiais de produção. Duran criou este termo para explicar o domínio das mega-plataformas como a Google, Uber, AirBnB, entre outras, que em breve, pode não haver vida econômica fora do território dos gigantes. Estes gigantes criaram dependência e controle muito mais graves que os da era industrial. As novas tecnologias são completamente o contrário do que prometem.

O mito do Vale do Silício se derrete diante de nós: acumulação escandalosa de lucros, tecnoditadores, desigualdades sociais incabíveis, desemprego crônico, milhões de pobres adicionais e um punhado de tecno-oligarcas que acumulam fortunas jamais vistas. A tão badalada “nova economia” deu lugar a uma economia da dominação e desigualdade.

Durand, em seu livro, projeta uma viagem na contramão, uma desconstrução dos mitos tecnológicos: a digitalização do mundo não conduziu ao progresso humano, mas a uma gigantesca regressão em todos os âmbitos: restauração dos monopólios, dependência, manipulação política, privilégios e uma tarefa de predação global são a identidade verdadeira da nova economia.

Fontes e Imagens: Outras palavras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s