O LIVRO DO MÊS DE AGOSTO: A APANHADOR DO CAMPO DE CENTEIO

Foto de Carlos Pojo Rego

Foi um livro que li a uns 20 anos atrás e resolvi relê-lo. Um dos romances mais revolucionários e importantes do século XX. Está na minha lista dos livros que mais me marcaram. Trata-se do “O Apanhador no Campo de Centeio” (Amazon – R$ 38,70 | Amazon – € 6,99) de J. D. Salinger, escritor norte americano que nasceu em 1919, em Nova York.

O jovem “herói” Holden Caulfield é expulso de mais uma escola. Toma o trem para Nova York, sempre com o seu boné vermelho de caçador, com o dinheiro da venda de uma máquina de escrever.

Salinger conta as peripécias, do Holden, nos três dias de um final de semana de 1949 (ano que eu nasci) na Big Apple (Grande Maçã), apelido da cidade de Nova York. Estes dias e noites foram marcados por confusões, brigas e comoventes encontros com ex-namoradas e visitas à irmã de Holden, a Phoebe, única pessoa que parece entendê-lo.

Muito interessante a crítica ácida da sociedade americana, vista pelos olhos de um adolecente. Um livro que tem muito haver com a minha vida, sempre a buscar a experiência do momento e viver com as minhas limitações e aprender com a vida.

Sempre tive muita dificuldade em compreender o que a sociedade chama de “normal” e isso me fez sentir quase sempre de fora deste sistema. Tentei algumas vezes “investir” na normalidade, mas sempre me foi frustrante e muito chato. Uma merda. Fui professor universitário e trabalhei no serviço público municipal. Mais duas vezes merda. Apenas ganhei como “experiência de vida” a certeza que não queria essa chatice pretensiosa para mim.

Agora, sem mais spoiler, aproveitem e leiam este bom livro.

Fontes e Imagens: Carlos Pojo Rego

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s