ALIMENTAÇÃO DO ANDANTE DIGITAL

ALIMENTAÇÃO DO ANDANTE DIGITAL

A alimentação é sem dúvida, o item mais importante, pois viabiliza termos uma vida balanceada e saudável. Vou fazer 6 refeições por dia, uma a aproximadamente a cada três horas, as três principais: pequeno almoço (café da manhã), almoço e jantar. Mais três complementares; lanche da manhã, lanche da tarde e ceia

Além dos insumos necessários para preparar as refeições, vamos precisar de alguns poucos utensílios (transportados na mochila de 30 litros). A ideia é usar a cozinha da casa em que vou alugar o quarto, para fazer quatro refeições e fazer o almoço em um restaurante ou um fornecedor de marmitas. Também o pequeno almoço (café da manhã) poderá ser feito em uma padaria. Estes utensílios são: 1 marmita metálica com tampa de pressão. 1 garfo, 1 faca e 1 colher), 1 canudo (com limpador metálico), 1 par de hashi (pauzinhos japoneses) todos de bambu, 1 saco de tecido para guardá-los e 1 garrafa de metal para todos os líquidos que consumo (água, leite e sucos) que serve também como copo. Como vou utilizar a cozinha da casa em que alugo o quarto, com a vantagem de não necessitar ter nenhum equipamento, como fogão, geladeira, etc. ou utensílios tipo panelas, facas e outros, para preparar as minhas refeições diárias. 

Fiz a opção pelo vegetarianismo, sem carne de qualquer espécie (branca ou vermelha), mas comendo proteína animal; ovos, leites, queijos, mel. Meu sonho é ser vegano, sem qualquer consumo de derivados animais. Além de conter a violência contra eles, faz muito bem para o planeta e para a nossa saúde.

Os nutricionistas recomendam seis refeições ao dia, aproximadamente de 3 em 3 horas. Nunca se esqueça de beber de 1,5 a 2 litros de água por dia, no mínimo.

Segue uma ideia dos alimentos que vou degustar nestas seis refeições diárias:

  1. 07h00 – Café da manhã (pequeno almoço): 1 copo de café puro, 1 fatia de pão integral, 1 fatia de queijo, 1 pote de iogurte natural com um punhado de nozes ou com granola com leite e 1 ovo.
  2. 10h00 – Lanche da manhã: 1 fruta da estação (laranja, bergamota, morango e acerola).
  3. 13h00 – Almoço: 1) Hortaliças (Verduras e Legumes) 50% do prato, Podem ser consumidas cruas, assadas, refogadas ou grelhadas. Alimentos desse grupo: cenoura, berinjela, abobrinha, tomate, folhas e brócolis. 2) Cereais e batatas 25% do prato. Algumas opções: Arroz, milho, quinoa e macarrão; 3) Leguminosas ou último 25% do prato. São as: Feijões, lentilhas, ervilhas, grão-de-bico, soja e tofu (queijo de soja).
  4. 16h00 – Lanche da tarde: 1 fatia de queijo com 2 bolachas.
  5. 19h00 – Jantar: Sopas, caldos e cremes com croûtons (pão torrado e cortado em pequenos cubos) e/ou queijo parmesão ralado.
  6. 22h00 – Ceia: Chá com 2 biscoitos.

Nota: Estou pensando em abrir mão do canudo (palhinha) de bambu, seu limpador metálico e os dois pauzinhos do hashi. Acredito que posso viver muito bem sem eles.

Voltaremos a falar sobre a alimentação apresentando receitas todas as semanas, nas próximas postagens.

Fontes e Imagens: Presunto Vegetariano, Receiteria

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