
Painéis solares fotovoltaicos podem resolver a crise de energia do planeta. Apesar de revolucionária, a energia solar ainda encontra um forte ponto negativo: produzir energia elétrica nos dias nublados. Mas embora não seja possível controlar as nuvens no céu e a incidência dos raios solares na Terra, uma nova invenção promete contornar este problema para a geração da energia solar.
Por meio da captação de luz ultravioleta emitida pelo sol e que está presente na superfície terrestre independentemente do tempo. Em breve, essa tecnologia pode transformar janelas e paredes de edifícios em uma grande fonte de eletricidade.
Esse conceito é chamado de AuREUS (Aurora Renewable Energy and UV Sequestration) e foi inventado pelo jovem estudante de engenharia, Carvey Ehren Maigue, da Universidade Mapua, Makati, Filipinas. O método consiste no desenvolvimento de um material que emite partículas luminescentes orgânicas capazes de absorver a luz ultravioleta (que é invisível) e a converter em luz visível.
A invenção de Maigue impressionou até mesmo a academia, que o premiou com o Prêmio James Dyson de Sustentabilidade, cuja recompensa é de US $35 mil.
Fontes e Imagens: Época Negócios