MITO DA RECICLAGEM INFINITA ESTIMULA O CONSUMO

A reciclagem é uma grande enganação e como a economia circular se tornou o álibi da indústria descartável. Apesar de sempre achar que a reciclagem é um embuste, fiquei feliz com a reflexão da diretora da organização Zero Waste France, Flore Berlingen, autora do livro “Recyclage, le grand enfumage: comment l’économie circulaire est devenue l’alibi du jetable”, (na Amazon.fr a 20€) ainda sem tradução para o português.

“Na realidade, deveríamos estar reduzindo a quantidade de coisas que consumimos e jogamos fora. A prioridade é a prevenção, ou seja, a diminuição do lixo na sua origem. Mas, infelizmente, o mundo tem se focado na solução da reciclagem deste lixo – talvez porque essa seja a solução mais fácil, ou talvez porque essa indústria também se tornou rentável”, afirma a ativista, em entrevista ao programa C’est Pas du Vent, da RFI.

O livro constata que, em vez de estimular um círculo virtuoso baseado na consciência sobre a escassez dos recursos naturais, a reciclagem acabou por livrar o peso da consciência dos consumidores: basta colocar tudo no lixo reciclável e podemos voltar a comprar mais.

Fontes e Imagens: RFI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s