NOMADLAND: “A PANDEMIA LEVARÁ MAIS GENTE A VIVER EM VANS”

A jornalista norte-americana Jessica Bruder colocou o um velho carro (van) de 1995, na estrada em 2014, para investigar uma realidade da sociedade, uma das mais ricas do mundo, a americana – por que pessoas idosas não conseguiam se aposentar no país percorrendo o país atrás de trabalhos temporários e vivendo em vans. 

Para escrever uma reportagem para a revista Harper’s, ela dormiu numa barraca e fez entrevistas com pessoas nômades. Essa reportagem, logo depois viraria o projeto de um livro. “Nomadland – Sobrevivendo na América no Século XXI” conta a história desses nômades que a autora conheceu na estrada. 

Durante três anos, Bruder percorreu 24 mil quilômetros, viajando de costa a costa e da fronteira do Canadá até o México. Na estrada, conheceu nômades da terceira idade sem emprego ou aposentadoria, a maioria mulheres, vítimas da crise econômica de 2008 que atingiu fortemente os EUA e fez com que muitas pessoas também perdessem suas casas, além do trabalho. Na realidade, durante estes três anos não ficou direto na van, ela ia e voltava para Nova York.

Foi o livro que originou o filme de longa metragem, de mesmo nome, que ganhou três Oscars em 2021: como melhor filme, Nomadland, também pela direção de  Chloé Zhao, é a segunda mulher a ganhar a estatueta na categoria e a primeira de origem asiática e a melhor atriz para Frances McDormand.

Fontes e Imagens: Universa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s